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7 benefícios de usar um CRM na sua empresa

7 benefícios de usar um CRM na sua empresa

A primeira coisa que você deve estar se perguntando é “O que eu ganho por usar um CRM na minha empresa?”, e essa é uma dúvida justa.
Afinal, qualquer investimento ou estratégia só é valiosa se provar sua utilidade. Que tal uma lista com 7 benefícios de alto valor para convencê-lo do quanto o CRM é importante?
Aqui está o que o seu negócio vai ganhar depois de adotar um CRM:

1. Visão ampliada do negócio
Um dos maiores problemas para um gestor é ter uma visão limitada dos processos e ações que sua equipe precisa executar diariamente.
Se você não tem clareza para enxergar o que acontece ao redor, como tomará as melhores decisões e chegará aos melhores resultados? Impossível.
Felizmente, o CRM traz essa visão de amplo alcance. Como? Por meio de recursos como a centralização de informações, disponíveis para todos os colaboradores, a qualquer hora e em diferentes dispositivos.
Tudo isso contribui para uma tomada de decisões mais ágil, mesmo em projetos que envolvem vários setores da empresa.
Assim, você tem condições de coordenar, por exemplo, um time de marketing, enquanto acompanha com simplicidade e transparência as ações do pessoal de vendas.
Com isso, além de saber exatamente como você e seus colaboradores estão se saindo, dá para alinhar com facilidade suas ações com os esforços de outras áreas.
Indo um pouco além, é possível identificar soluções para problemas que atrapalham a empresa de alcançar os objetivos traçados.
Em outras palavras, o CRM te ajuda a enxergar o negócio com “olhos de águia” e agir em cima disso de forma rápida e certeira.

2. Produtividade sustentável
A produtividade é um dos objetivos mais recorrentes nas empresas. Fazer mais com menos é o sonho de qualquer gestor.
Mas é claro que isso só é benéfico quando a produtividade é sustentável, ou seja, se mantém ao longo do tempo. O contrário acontece quando a equipe parece render muito mais por se esgotar, o que se mostra problemático rapidamente.
O CRM promove exatamente esse ganho de produtividade que se sustenta. Isso acontece por conta da melhora na comunicação, da criação de processos mais eficientes e, novamente, por conta da centralização das informações sobre os clientes.
Dá para dizer sem medo que um bom CRM é capaz de multiplicar a produtividade de um negócio, pois otimiza muito as horas trabalhadas de cada colaborador.

3. Controle dos follow-ups de venda
É muito raro que uma venda seja realizada no primeiro contato, o que faz do follow-up uma etapa vital de um processo comercial bem-sucedido.
Por outro lado, é justamente na hora de fazer o acompanhamento das oportunidades que muitos vendedores se atrapalham.
Seja pela falta de organização ou pelo receio de ser invasivo demais, muitos profissionais abandonam um lead após um ou dois contatos, o que representa grandes perdas em termos de receita.
Nada menos que 80% dos contatos precisam de 5 follow-ups antes da venda, o que prova o quanto acompanhar o cliente durante o processo de compra aumenta as suas chances de sucesso.
E o CRM ajuda nisso de forma concreta ao colocar na sua frente os recursos de que precisa para fazer o acompanhamento completo dos leads.

4. Inteligência no planejamento estratégico
O planejamento estratégico define o quanto uma empresa pode realizar e até onde conseguirá chegar com os recursos que tem.
Isso exige que as equipes usem informações atuais e relevantes para guiar a tomada de decisões e servir como base para possíveis mudanças . E um software de CRM é, basicamente, uma central de informações.
Alguns dados que você consegue armazenar no CRM, e que contribuem de forma direta para um planejamento estratégico inteligente, são:
• histórico de interações com o cliente;
• informações de contato;
• histórico de compras de cada cliente;
• desempenho de um setor (ou de profissionais individuais);
• e muitos outros.
Será que alguma dessas informações é prejudicial ao time? Pelo contrário, todos os dados disponíveis no CRM ajudam a manter a transparência e boa comunicação.
Mesmo com diferentes responsabilidades, todos poderão compartilhar ideias e sugestões úteis para o progresso da equipe, e da empresa como um todo.

5. Acompanhamento do desempenho em tempo real
A saúde do negócio nem sempre dá sinais claros de fraqueza sem precisar de uma análise detalhada de alguns indicadores-chave, e o CRM é perfeito para realizar esse trabalho de acompanhamento.
E não estou falando de relatórios genéricos que não dizem nada importante. O CRM dá uma visão realista e precisa do desempenho.
É possível avaliar até informações bem específicas, como a quantidade de leads que cada vendedor consegue converter em clientes.
Dessa maneira, o CRM te dá todos os recursos necessários para conquistar ótimos resultados, mas vai além e mostra tudo que precisa de melhorias para que o seu relacionamento com o cliente beire a perfeição.

6. Aumento das vendas e do ticket médio
Eu sei que você estava esperando mesmo era para saber se o CRM impacta positivamente nas vendas, e a essa altura já ficou claro que sim.
É impossível que uma ferramenta aumente a produtividade, ajude no planejamento estratégico e aprimore a estratégia de vendas não cause efeito algum nos cofres do seu negócio.
Pare para pensar no motivo de o CRM existir. Eu disse lá no início que sem um bom relacionamento, não se vende nada. Logo, o propósito desse sistema é justamente fazer com que você venda mais.
Isso fica claro em funções como a possibilidade de saber qual o melhor canal para atender cada cliente, histórico de vendas e relatórios completos que mostram a melhor direção para aumentar as vendas.
Mas não é só na primeira venda que o sistema é útil. O nome do jogo para quem quer longevidade é fidelização. E, caso você ainda não saiba , cliente fiel gasta em dobro.

7. Fortalecimento da marca
Como está o Branding da sua empresa? Se você nem sabe o que é isso, provavelmente vai mal.
Trata-se do posicionamento de marca, ou seja, como a marca é vista e encarada no mercado, tanto por clientes quanto por parceiros, concorrentes e observadores atentos.
E o fortalecimento da marca é uma espécie de efeito indireto que o CRM pode provocar, o que é muito positivo. Mas como isso acontece, afinal?
O CRM vai ajudar a sua empresa a converter mais clientes, certo? Depois disso, por meio do acompanhamento dos clientes, vai ajudá-los a ter bons resultados com o produto.
Caso aconteça algum problema, o time de atendimento será capaz de resolver a situação com rapidez.
E para completar, a tomada de decisões importantes será sempre pautada em dados. Que tipo de reputação uma empresa dessa vai construir?
Óbvio que o CRM, por si só, não será responsável por fazer todo mundo notar uma empresa, mas é uma peça importante para organizar processos e permitir que a marca se posicione melhor.
Fonte: rockcontent